Stratovarius: traz a turnê “Polaris” a Porto Alegre

Posted: 20 de Outubro de 2009 in Reviews
Banda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda Stratovarius
Banda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda Stratovarius
Banda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda Stratovarius
Banda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda StratovariusBanda Stratovarius

Stratovarius – 10/2009, um álbum no Flickr.

STRATOVARIUS

Opinião, Porto Alegre (19/10/2009)

Segunda-feira é noite de Heavy Metal. Pelo menos foi o que provaram os headbangers que lotaram o Bar Opinião no último dia 19. Os finlandeses do Stratovarius se apresentaram pela segunda vez em Porto Alegre.

Apenas 30 minutos após o horário oficial, as 21h30, a banda abre com “Destiny”. De cara, ganham o público e, sem dar tempo para respirar, emendam “Hunting High and Low”, um de seus maiores clássicos. Cantada a plenos pulmões, já podia ser considerada um dos pontos altos.

Em bom português, o vocalista Timo Kotipelto saúda os gaúchos. Foi apenas um boa noite, mas bem pronunciado. “Speed Of Light” e “Kiss of Judas” mantiveram o pique do show dos finlandeses. A qualidade técnica dos músicos, algo quase que inerente as grandes bandas de Heavy Metal, não deveria surpreender. No entanto o que demonstram no palco, especialmente o guitarrista Matias Kupiainen e o baixista Lauri Porra (N. do R: Sim, esse é o nome dele.), está acima do nível normal.

Como é tradicional no Heavy Metal, fomos brindados com solos. Primeiramente, um duelo entre Kupiainen e Porra. Mesclando técnica apurada e provocações com os gestos obscenos mais clássicos, proporcionaram um número interessante. Mais adiante, solos individuais dos responsáveis pelas cordas, logo após “Winter Skies” e “Phoenix”. Ambos incríveis. A técnica apuradíssima de Kupiainen deixou claro que o Stratovarius escolheu um ótimo substituto para Timo Tolkki (guitarrista e membro formador do Stratovarius que deixou a banda em 2007). Já Porra, igualmente espetacular, ainda teve a presença de espírito de mandar uma espécie de samba no contrabaixo, com paradas estratégicas onde a galera bradava “Porra!”. Espirituoso e carismático, o baixista também mostrou muito bem a que veio.

Ao iniciar rapidamente “Eagleheart” o guitarrista Matias Kupiainen acena com os dois braços para o resto da banda. O som da guitarra havia sumido. Com uma expressão facial que poderia ser traduzida em “Deus, vocês vão tocar essa música sem mim?” o guitarrista é socorrido rapidamente pelo roadie que tenta, em vão, fazer com que o amplificador volte a funcionar. Já estamos no meio da música e Matias, bem-humorado, cumprimenta os fãs, sorri, abre uma cerveja e encosta-se na parede apreciando o som do restante do Stratovarius. As coisas se resolveram apenas no último refrão com, obviamente, todos, banda e público, rindo da desgraça alheia.

Para o bis, Kupiainen aparece com um violão de nylon e introduz a belíssima “Forever”. O encerramento contou “Father Time”, e um solo do tecladista Jens Johansson antes de “Black Diamond”. Foi o fechamento perfeito uma apresentação de altíssimo nível.

Apesar de ser uma das bandas responsáveis pela popularização do que se conhece por “Metal Melódico”, o Stratovarius consegue se manter singular mesmo em inserido em um estilo poluído por tantas bandas tão iguais. Com personalidade e boas composições, além de uma enorme energia no palco, os finlandeses ainda merecem, por méritos próprios, um lugar no Top 5 do estilo.

por Marcel Bittencourt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s